POLÊMICA CIENTÍFICA

Comer de três em três horas, em pequenas quantidades, não é consenso entre os cientistas. Há grande divergência. Alguns pregam esta prática para controlar o organismo contra a reserva de gorduras. Outros admitem que isto não funciona e poderá até atrapalhar, podendo criar uma compulsão por alimentos.

É bom evitar SUCOS. Na preparação do suco há perda de fibras. Se você comer uma maçã, por exemplo, terá de mastigar (= funciona como sinais de saciedade). As fibras também enviam sinais de saciedade.  No suco serão necessárias várias maçãs e não uma só, concentrando muito açúcar.

Algumas dicas:

Devemos comer devagar para estimular o hormônio LEPTINA. Comer depressa confunde a LEPTINA. “Ela” não vai entender o que está ocorrendo. A LEPTINA é o hormônio que dá a sensação de “MATAR A FOME”.

Ikg de músculo gasta 80kcl por dia, sem que a pessoa faça nada. Compare com a gordura: 1kg gasta somente 5 kcl por dia.

PLATÔ: é um ponto (chamado platô de dieta) em que o corpo “percebe” que vai faltar comida e inicia o estoque de energia. Fique de olho no platô.

A minha experiência pessoal, sob orientação da MAGISTRAL DOUTORA PAULA FERNANDA ARROYO da maravilhosa cidade de Ribeirão Preto (www.nutricionistaribeiraopreto.com.br) deu excelente resultado. Entrei no consultório dessa genial nutricionista com 97kg. Hoje estou bem magrinho e dançando forró tal e qual o mestre Carlinhos de Jesus.

Professor Ayrton